Atividades e Projetos

Dia do Patrono do Agrupamento Dr.Bento da Cruz

pastedImage

Orçamento Participativo 2018

OPE 

Organiza-te, cria uma equipa e apresenta a tua proposta! 

Orçamento Participativo das Escolas dá voz aos alunos, aos estudantes do 3.º ciclo do ensino secundário, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas. Consulta as informações que constam nos documentos disponibilizados abaixo e participa.

Despacho n.º 436-A/2017 [ver/descarregar]

Cartaz OPE Cartaz OPE (ver/descarregar)

 

Documentos para apresentação da proposta:

 - Formulário da proposta [ver/descarregar]

 - Lista de apoiantes (Escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz e do Baixo Barroso) [ver/descarregar]

 - Uma página de Facebook – www.facebook.com/opescolas - com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação;

- Um sítio na internet – www.opescolas.pt – que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc.

Como posso participar?

Contamos com a tua participação!

Parlamento dos Jovens 2017/2018

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a DGEstE e o IPDJ, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O programa, que se desenvolve em várias fases ao longo do ano letivo e que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento, poderá ser uma mais-valia para o Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz - Montalegre, não só pela participação ativa dos alunos, mas também pelo desenvolvimento de valores cívicos e democráticos.
O Parlamento dos Jovens tem como objetivos: a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
O tema deste ano para o ensino secundário é «Igualdade de Género».
Dando continuidade aos trabalhos, durante o mês de janeiro irão decorrer as seguintes ações:
- debate sessão escolar com o deputado Ascenso Simões ( PS );
- campanha eleitoral e eleições;
- sessão escolar.

Ver edital

Ver publicitação das listas
Pretende-se que os alunos participem com tolerância e espirito cívico nas ações do programa, desenvolvendo a capacidade de argumentação na defesa das suas ideias.

A Coordenadora do Parlamento dos Jovens
Flora Costa

Natal 2017

S. Martinho 2017-18

A Família vem à Escola!

No âmbito do projeto "A Família vem à Escola", direcionado para as turmas de alunos inscritos pela primeira vez na educação pré-escolar, realizou-se no passado dia 3 de novembro a primeira atividade. Sendo o principal objetivo deste projeto promover uma melhor adaptação escolar das crianças, numa tentiva de levar a Família até à sala de aula, o pai de Mateus Pinto, a frequentar a turma PE3 da educadora Ana Maria Moura, dinamizou uma aula de Atividade Física e Desportiva.

Todas as atividades dinamizadas ao longo do ano etivo serão divulgadas no blog

http://afamiliavemaescola.blogspot.pt/ 

IMG 20171103 110720

Dia Mundial da Alimentação 2017-18

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação cuidada e saudável e promover a aquisição de hábitos alimentares saudáveis celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento de Escola Dr. Bento da Cruz.

S. Martinho 2017

Dia Mundial da Saúde Mental

No passado dia 10 de outubro, celebramos, no nosso Agrupamento, o Dia Mundial da Saúde Mental. A atividade foi dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação e contou com a exposição de informação vária sobre a temática em causa, lançando um desafio a todos os alunos para a escrita de uma mensagem a um jovem com problemas de saúde mental. Sendo muitas as participações, afixamos algumas das mensagens recebidas.

A atividade finalizou com o anúncio, no dia 13 de outubro, do trabalho do vencedor do Concurso " O que é para ti a Saúde Mental?"

Parabéns ao Valentim do 7.ºC pela obtenção do 1.º lugarl!   

        foto

Halloween 2017-18

Dia Europeu das Línguas

 dia europeu

Está patente, até ao dia 13 de outubro, na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, uma exposição de trabalhos comemorativos do Dia Europeu das Línguas, instituído no Ano Europeu das Línguas - 2001 - por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar.

O Dia Europeu das Línguas 2017, este ano no seu 16.º aniversário, é especialmente dedicado à inovação na aprendizagem e no ensino das línguas. Trata-se, também, de uma ocasião perfeita para sublinhar o imenso valor da diversidade cultural europeia.

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar esta exposição.  

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama 2017-18

 

Folheto

Ação de Sensibilização - Jogos online

Sendo uma grande preocupação as informações que a comunicação social tem veiculado sobre jogos online, serão dinamizadas ações de sensibilização, com a participação dos elementos da Escola Segura, dirigidas a todos os Pais e Encarregados de Educação, com o objetivo de os alertar para a importância da correta utilização da internet.

Cronograma das acções de sensibilização:
- dia 25 de maio, pelas 15:00h no auditório da escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz;
- dia 26 de maio, pelas 15:00h na escola básica e secundária do Baixo Barroso.

internet segura

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 2017-18

Sarau Cultural 2017

CONVITE

Mais artigos...

  1. Semana da Leitura 2017