Atividades e Projetos

Halloween 2019

Decorreu no dia 31 de outubro, no Agrupamento de Escola Dr. Bento da Cruz o “Halloween”. A atividade consistiu na decoração do polivalente com trabalhos alusivos ao tema, bem como no concurso de abóboras. A Associação de Estudantes quis também dar o seu contributo construindo o “Túnel do Terror”. Na Escola do Baixo Barroso além do concurso de abóboras realizou-se um flashmob ao som da música "Thriller", que animou o intervalo da tarde. Com a comemoração desta data, o grupo de professores de Inglês teve como objetivos principais valorizar a dimensão formativa da aprendizagem; Fomentar a existência de momentos de encontro da comunidade educativa para apresentação de trabalhos e boas práticas; Promover o reforço do trabalho colaborativo nos departamentos, conselhos de turma/titulares de turma ; Desenvolver processos diferenciados e flexíveis de ensino/aprendizagem que maximizem o potencial dos alunos com necessidades educativas especiais, bem como dar a conhecer a cultura dos países de Língua Inglesa.

Foi, sem dúvida, um dia inesquecível para os alunos do nosso Agrupamento, que manifestaram grande empenho e entusiasmo na realização de todos os trabalhos expostos.

A exposição esteve aberta a todos os Encarregados de Educação que foram convidados a visitar a exposição dos trabalhos.

O balanço deste dia foi bastante positivo e os docentes responsáveis prometem continuar com a atividade estando abertos a novas ideias. Aproveitam, ainda, para agradecer a todos que de uma forma ou outra contribuíram para o sucesso da mesma.

Quanto ao concurso de abóboras ficam registadas as abóboras premiadas: 2º ciclo – 5ºA e 6ºB; 3º ciclo – 7ºE e 9ºA; Ensino Secundário – 1º PTR e 11ºA.

Parentalidade Positiva

ParentalidadePNo dia  28 e 29 de outubro decorreu conforme o previsto, a Sessão sobre “Parentalidade Positiva” dirigida a Pais/Encarregados de Educação na EB/S Dr. Bento da Cruz e na EB/S do Baixo Barroso, respetivamente. Esta sessão foi organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas em parceria com a  Equipa Multidisciplinar “Crescemos Juntos” do PIICIE de Montalegre.

Teve como principal objetivo sensibilizar os pais para a importância de práticas de parentalidade positivas e de promoção de estratégias e atitudes parentais que favoreçam sentimentos de segurança nos filhos/educandos.

No decorrer da sessão foi ainda apresentado o “Programa de Educação Parental”  disponível para todos os pais/encarregados de educação do Agrupamento que  revejam neste uma necessidade.

#norte2020, #portugal2020 e #EUinmyRegion
O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas
A Equipa Multidisciplinar Crescemos Juntos do PIICIE de Montalegre"

Magusto 2019-2020

Magusto

A Terra Treme 2019/2020

No próximo dia 15 de novembro, às 11:15h, realiza-se o exercício público de Cidadania no âmbito do risco sísmico – A TERRA TREME, com a duração de 1 minuto.

A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a comunidade escolar para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.

     Baixar – baixe-se sobre os joelhos: esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; 

     Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se; coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se firmemente; 

     Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Esta atividade tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.

 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A Equipa Multidisciplinar – “Crescemos Juntos” do PIICIE de Montalegre representada pela assistente social Ana Sofia Afonso em articulação com o agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz – Montalegre, Cruz Vermelha, RLIS e EMRC, realizou no dia 17 e 18 de outubro de 2019 a atividade “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza” nas escolas B/S Dr. Bento da Cruz, B/S Baixo Barroso, Centro Escolar JI/EB1 Montalegre, Escola JI/EB1 Salto e Escola JI/EB1 Cabril com a comunidade escolar.

A atividade pretende consciencializar os alunos para o dia internacional para a erradicação da pobreza instituído pela ONU, com o objetivo de alertar consciências na defesa de um direito básico do ser humano, relembrando que existe ainda um longo caminho a percorrer.

No âmbito desta atividade teve início a campanha de recolha de alimentos com a duração de 17 de outubro a 6 de dezembro.

#norte2020, #portugal2020 e #EUinmyRegion

Dia Mundial da alimentação 1º Ciclo

No passado dia 16 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação variada e equilibrada, condicionante importante para a saúde, a turma MPE2 do Centro Escolar de Montalegre expôs diversas Rodas dos Alimentos elaboradas pelos alunos com o auxílio das suas famílias.

Nesse dia o lanche das crianças foi um crepe de aveia e frutos secos, confecionado por uma encarregada de educação que pôde contar com a ajuda das crianças na preparação do recheio.

A educadora, Carla Pereira, e as assistentes operacionais, Leonor Surreira e Carla Sofia, agradecem a participação entusiástica e o empenho de todos os alunos e respetivas famílias.

A educadora Carla Pereira (M-PE2)

Resultados Desporto Escolar 2018-19

Terminado o ano letivo e simultaneamente as atividades dos Grupos Equipa do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, fazemos um apanhado dos resultados mais relevantes alcançados pelos vários Grupos Equipa e da participação nos projetos complementares do Desporto Escolar.

Aproveito a ocasião para deixar um agradecimento à Professora Maria das Dores Leal Pinheiro que se disponibilizou para acompanhar as alunas do nosso Agrupamento às fases Nacionais dos Projetos Complementares, nomeadamente o Corta-Mato e o Mega Sprinter.

O Coordenador Técnico do Clube do Desporto Escolar

Resultados Aqui                                                                                                                               Bráulio da Silva

Sabor e Cor

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz saborearam os deliciosos pratos confecionados, com aroma, sabor, cor e textura, pelos alunos do curso profissional de Restauração - cozinha e pastelaria. Este evento insere-se na atividade "ementas temáticas" que decorre já há algum tempo no nosso agrupamento e tem a colaboração, também, do curso profissional de Turismo e da professora Isabel Gouveia, da escola do Baixo Barroso.
A concretização de qualquer atividade não se deve apenas aos seus autores, mas
antes, a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolvem. A todos, muito obrigada.

Cerimónia Entrega de Prémio Nacional "Conto Filosófico"

Conto filosofico

APEFP ESTEVE NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. BENTO DA CRUZ - MONTALEGRE PARA ENTREGAR MENÇÃO DE HONRA DA III EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL DO CONTO FILOSÓFICO - ESCOLA BÁSICA DE CABRIL E O PRÉMIO MÉRITO DE PUBLICAÇÃO DO CONTO DA ESCOLA BÁSICA DE MONTALEGRE

Dia dezassete do mês de junho de 2019, pelas 14h20, no Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, os alunos da Escola Básica de Cabril – 1ºciclo, receberam o prémio de Menção de Honra, com o segundo lugar, por participarem na III Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico, promovida pela Direção da Associação Portuguesa de Ética Filosofia Prática, com o conto, A morte, construído no âmbito do Projeto de Filosofia para Crianças, implementado pela primeira vez no Agrupamento. O conto foi publicado no livro Contos de Filosofia para Crianças, com direitos de autor.

Os alunos do 4ºF, da Escola Básica de Montalegre, foram premiados também com o Mérito de Publicação do conto Amor impossível, publicado no citado livro.

Na entrega dos prémios, estiveram presentes a diretora da escola, professora Graça Martins, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Dr. David Teixeira e o presidente da Associação Portuguesa de Ética Filosofia Prática, Dr. Eugénio Oliveira. Assistiram à entrega de prémios os alunos laureados, a professora Maria La-Salette da Cunha Brito Bernardo, que acompanhou os alunos na produção do conto Amor impossível, a professora Sandra Salgado, titular da turma dos alunos da Escola Básica de Cabril, a docente de Filosofia, responsável pelo projeto, Eugénia Costa, alguns encarregados de educação e membros da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Todos os alunos premiados receberam o certificado de participação e o livro com os contos publicados, oferta da Câmara Municipal de Montalegre.

A Escola, a Câmara e a Associação Portuguesa de Filosofia regozijam-se com o sucesso dos alunos e dos professores envolvidos neste projeto.

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação 2019

Dia 16 de outubro, o Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, foi palco de um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação variada e equilibrada, condicionante importante para a saúde.

Assim, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), em parceria com o grupo de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) construiu-se a Roda dos Alimentos, ao vivo, o que permitiu a partilha de conhecimentos e a colaboração de vários membros da comunidade educativa.

Esta atividade serviu de cenário e de mote a uma videoconferência, sobre a Fome e Insegurança Alimentar, que decorreu no auditório da escola sede do agrupamento, ligando via Skype alunos do ensino secundário das duas escolas do agrupamento, a Básica e Secundária do Baixo Barroso e a Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, com a Nutricionista, Dr.ª Elisabete Catarino que de Moçambique partilhou um pouco do que é o seu trabalho e nos deu a conhecer a realidade deste país. Sem dúvida uma experiência diferente e enriquecedora, onde sobressaíram grandes diferenças entre áreas geográficas tão distantes. Os alunos manifestaram muito interesse na atividade participando com questões e interagindo com as atividades propostas pela Dra. Elisabete.

A concretização desta actividade só foi possível graças à colaboração de vários membros da comunidade educativa, desde assistentes operacionais, a docentes: de Expressões, Ciências Naturais (9º ano) e Geografia e Educação Física. A todos um muito obrigada/o.

A coordenadora do PES: professora Sílvia Martins; Os professores de EMRC: Paulo de Magalhães e Pedro Barroso 

“Conta-nos uma história!” pelos alunos do 4º ano

Sob a supervisão da professora Ana Melo, os alunos do 4º ano, da Turma F, da Escola Básica de Montalegre, participaram no concurso “Conta-nos uma história!”, intitulada “Little Wizards”, através da leitura expressiva da história adaptada The Gruffalo, de Julia Donaldson, em língua inglesa.

The Gruffalo é a história de um pequeno rato que passeia pelo bosque e é abordado por vários animais, com o intuito de ser devorado. Para evitar esta situação, o ratinho inventa um encontro com um monstro imaginário, o "Gruffalo". Contudo, a personagem que o rato inventara para escapar à morte afinal existe e aparece para anunciar a chegada de uma figura ainda mais temerosa - o Homem - que vem para destruir o seu lar, cortando todas as árvores. Unidos, os animais expulsam o Homem da floresta.

A equipa “Little Wizards” contou com as vozes da Bárbara, como narradora, a Isabela, como rato, o Ari, como raposa, a Clara, como coruja, a Constança, como cobra e o Hugo, como Gruffalo.

O concurso, promovido pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Gabinete de Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, conta já com a 10º edição. Foram submetidas 315 histórias, nas modalidades áudio e vídeo. Todas as histórias foram apreciadas por um júri constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Microsoft, e presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra.

Prof. Ana Melo

Dia Mundial da Saúde Mental 2019

No passado dia 10 de outubro celebrou-se o “Dia Mundial da Saúde Mental”. Com o objetivo de alertar os alunos para a importância do refletir sobre esta temática foi sugerido, junto dos docentes, pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas, a passagem de um vídeo sobre a saúde mental nas aulas lecionadas às 10h50. A Equipa Multidisciplinar “Crescemos Juntos” do PIICIE de Montalegre, em articulação com o SPO do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, desenvolveu algumas atividades (“Bisca das Emoções” e os Murais “Saúde Mental” e “Pensamentos”), com os alunos das escolas B/S Dr. Bento da Cruz e Baixo Barroso. Estas tinham como objetivo sensibilizar os alunos para a necessidade de cuidarmos da nossa Saúde Mental.

O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas

A Equipa “Crescemos Juntos” do PIICIE de Montalegre.

#norte2020 #portugal2020 #EUinmyRegion

Mural 25 de Abril

No passado dia 22 de maio, realizou-se, na Escola do Baixo Barroso, um mural comemorativo do 25 de abril, com os alunos da área cientifico-humanísticas, do 11º e 12º anos, em colaboração com a disciplinas de História A e Geografia A.   25abril

Dia Europeu das Línguas 2019

Por iniciativa do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, Montalegre, assinalou-se, no dia 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas, instituído em 2001 pelo Conselho da Europa com o objetivo de celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural neste continente.

Com esta atividade, o Departamento pretendeu fomentar a existência de momentos de encontro da comunidade educativa para apresentação de trabalhos e boas práticas e promover o reforço do trabalho colaborativo.

Saber comunicar em diferentes línguas traz benefícios para a saúde mental e a vida social e é uma grande vantagem na carreira profissional das pessoas. Para além de permitir o crescimento do cérebro e de proporcionar amizades fantásticas por todo o mundo, falar mais de uma língua é um caminho seguro para alguém se destacar dos outros. Além disto, é uma aptidão que une muitos europeus.

Para assinalar a data, foi apresentado pelas professoras de Inglês às suas turmas, o “Concurso de T-shirts”, destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário, cujos resultados só serão conhecidos no final do 1.º período. Procedeu-se, ainda, à exposição de trabalhos elaborados por alunos de diferentes níveis de ensino da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz.

Acreditamos que o concurso virá a registar uma adesão significativa por parte dos alunos. A todos os que contribuíram para a celebração desta efeméride, o nosso agradecimento!

Departamento de Línguas

Atividade "Minilaboratório" 2019

Tal como em anos anteriores,  docentes do departamento de Ciências Exatas e da Natureza, dos grupos disciplinares 230 e 520, da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, dinamizaram, durante o 2.ª e 3.ª períodos, um conjunto de atividades direcionadas aos alunos do pré escolar.
 O laboratório de Biologia foi palco de inúmeras experiências, que permitiram a partilha de saberes e competências com este publico tão particular.
Dada a complexidade do processo de ensino / aprendizagem é sempre uma mais valia proporcionar aos nossos alunos, mesmo de tenra idade, ambientes de aprendizagem diversificados,
Um agradecimento a todos os envolvidos nesta atividade.
 A coordenadora da atividade: Sílvia Alves Martins
 

Mais artigos...

  1. X Festival da Canção