Atividades e Projetos

Encerramento Exposição Crianças Austríacas da Cáritas

«Entre 1947 e 1952, 5500 crianças austríacas foram acolhidas por famílias portuguesas. Fugiam das marcas da II Guerra Mundial: a fome e o frio, o pai que tinha ficado na guerra. “Lá é o paraíso”, diziam-lhes as mães antes da partida. De regresso, já ninguém as entendia, já só falavam português.» in Público

No âmbito da temática da Dignidade da Vida Humana, o grupo disciplinar de EMRC e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, com a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz e da Câmara Municipal de Montalegre, em articulação com a Cáritas Diocesana de Vila Real e a Embaixada da Áustria em Portugal apresentaram a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”. Esta Exposição esteve na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz durante o mês de Março.

No dia 22 de Março, a convite do Agrupamento, esteve presente em Montalegre o Exmo. Senhor Embaixador da Áustria em Portugal Dr. Robert Zischg, para fazer o encerramento da exposição. Assim, depois de ser recebido nos Paços do Concelho, fez a visita à Escola Sede e, num ambiente de cordialidade, proximidade e simplicidade, o Sr. Embaixador mostrou a gratidão do seu país por este gesto que, no pós-guerra de uma Áustria devastada pela II Guerra Mundial, fez a diferença para estas crianças. Atualizando as lições do passado, conversou informalmente com alunos do agrupamento manifestando a preocupação pela forma como a Europa está a viver as crises de refugiados e desafiou-os a estudar, a abrir horizontes, a aprender línguas, a experimentar a diversidade, a fazer intercâmbios apostando na sua educação.

O grupo disciplinar de EMRC agradece a todos os envolvidos nesta atividade, nomeadamente a Direção do Agrupamento, o Município de Montalegre, a Cáritas Diocesana de Vila Real, todos os docentes que colaboraram, o Coro da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, os alunos e professores dos Cursos Profissionais de Turismo e Mesa-Bar e a Embaixada Austríaca em Portugal na pessoa do seu Embaixador, o Doutor Robert Zischg.

Dia Mundial da Floresta 2019 1°Ciclo

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, realizou-se no dia 21 de março uma caminhada pela floresta em que participaram os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Montalegre. Com o objetivo de sensibilizar para o respeito pela natureza e pelo ambiente foi efectuada recolha de lixo na floresta, tendo os alunos participado em diversas atividades dinamizadas pelo Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana. 

Caminhada pela Floresta 2019

Caminhada Floresta

Associado à comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, esta iniciativa pretende fomentar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente junto da população em geral e da comunidade escolar em particular, assim como, despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática dos incêndios florestais.

XV Mega Sprinter

Realizou-se no dia 14/03/2019 na Pista de Atletismo da UTAD, a atividade XV MEGA SPRINTER (Sprint, Salto, Km e Lançamento) Fase CLDE de Vila Real e Douro, onde estiveram presentes: EBS do Baixo Barroso, com vinte e cinco alunos e dois professores e a EBS Dr. Bento da Cruz, com vinte e quatro alunos e três professores a representar o nosso Agrupamento. Ficaram apurados para a Fase Nacional do XV MEGA SPRINTER as alunas da EBS Dr. Bento da Cruz, Mafalda Pereira do 5º C, no MEGA SPRINT e Inês Pedroso do 8ºC, no MEGA KM. A Fase Nacional vai realizar-se nos dias 04, 05 e 06 de abril em Faro.
Parabéns a todos os alunos que participaram e em especial às alunas que vão representar o nosso Agrupamento  na Fase Nacional.

Resultados aqui.

Exposição Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal

Expo22 03 2019

Semana da Reutilização 1º Ciclo

Atividade do PAA no âmbito da "Semana da reutilização". Os alunos, com a colaboração dos pais e  professores, elaboraram  trabalhos a partir da reutilização de resíduos.  Pretendeu-se, entre outros objetivos, mostrar que é possível contribuir para a redução da extração de matérias- primas necessárias à  produção de novos bens de consumo.

Olímpíadas Portuguesas de Biologia Sénior

Como tem vindo a acontecer nestes últimos anos, mais uma vez, dia 16 de janeiro,  alunos do 11º e 12º anos do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, participaram na 1.ª Eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior. É sempre positiva a participação dos nossos alunos neste tipo de iniciativas.
A docente responsável: Isabel Barros

Parlamento dos Jovens 2019

Alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso foram representar o agrupamento na sessão do parlamento dos jovens que decorreu hoje em Vila Real. 

Nós trabalhos da sessão distrital  foram debatidos e votados os projetos apresentados pelas várias escolas sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas. As alunas Luísa Pires Carvalho e Maria Rita Falcão Gonçalves, do nosso agrupamento, foram eleitas deputadas para representar o distrito na sessão nacional que decorrerá em Lisboa, sendo que a Luísa acumula o cargo de porta-voz.

Auto da Barca no Inferno em cena no Agrupamento

"No passado dia 15 o Teatro veio à escola com peça Auto da Barca do Inferno, representado pela companhia de teateo Filandorra - Teatro do Nordeste. Esta atividade foi enquadrada no Programa de 9* ano, pelo que foram estas turmas as destinatárias da mesma. A peça foi dinamizada nas escolas Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e Básica e Secundária do Baixo Barroso.Uma atividade a replicar no futuro, atendendo-se ao feedback e às reações dos alunos envolvidos."

Corta-Mato Distrital 2019

No dia 05 de fevereiro de 2019 realizou-se o Corta-Mato CLDE Vila Real e Douro no NaturWater Park onde esteve presente o nosso Agrupamento, com cerca de noventa alunos a representar a EBS Dr. Bento da Cruz e a EBS Baixo Barroso.
Individualmente destaca-se o terceiro lugar no escalão de Iniciados Femininos da aluna Inês Pedroso da EBS Dr. Bento da Cruz, e coletivamente o primeiro lugar em Iniciados Femininos. A equipa foi constituída pelas alunas Inês Pedroso, Sara Alves, Margarida Pinto, Juliana Jesus e Maria Videira, da EBS Dr. Bento da Cruz. Estas alunas encontram-se apuradas para representar o nosso Agrupamento no Corta-Mato Nacional que se vai realizar no dia 22 de fevereiro na Marinha Grande.
Consulte aqui os resultados completos.
O Coordenador do Desporto Escolar
Bráulio da Silva

Curso de Turismo visita Lar S. José

No dia 12 de dezembro fomos ( turma 11.º TUR) visitar o Lar de S. José, em Montalegre, acompanhados pela professora Ana Ferreira. Além da visita, fomos levar um pouco da nossa alegria e um postal a desejar um Bom Natal. A seguir, cantámos umas canções para alegrar um pouco o dia destas pessoas. Todos eles gostaram muito da nossa visita e alguns até choraram de emoção. Nós prometemos voltar,  pois além do contacto geracional, também a transmissão de ternura e de carinho que, espontaneamente, se estabeleceu entre diferentes gerações, enriqueceu-nos enquanto alunos e, sobretudo, como pessoas.

Jornalista por um dia

Moldura 17 janeiro 001

Amnistia Internacional no Agrupamento

Em celebração dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tivemos connosco a Amnistia Internacional – Núcleo de Chaves, uma organização não governamental, cujo objetivo é mobilizar esforços para acabar com abusos contra os Direitos Humanos e exigir justiça para todas as pessoas que diariamente vêem os seus direitos serem desrespeitados e violados.
O Agrupamento agradece aos representantes da Amnistia Internacional - Núcleo de Chaves, o facto de terem partilhado o testemunho do seu trabalho na identificação de situações de violação dos Direitos Humanos e da sua forma de atuação para as denunciar e prevenir, nos vários países do Mundo e também em Portugal, e assim sensibilizar a comunidade educativa neste sentido.
Esta atividade realizou-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no dia 11 de dezembro, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e no dia 12 de dezembro, na sala de convívio da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.

Visita de Estudo - Exposição "Rochas e Minerais da Região Norte de Portugal

Alunos do 11.º ano  da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, com a docente Sílvia Martins, visitaram dia 22 de janeiro,  a exposição "Rochas e Minerais da Região Norte de Portugal" na Sede do Ecomuseu  do Barroso - Espaço Padre Fontes. Exposição que promove o potencial geológico e mineiro da região norte de Portugal.

No decorrer desta visita foram ressaltados diversos valores patrimoniais, nomeadamente do património natural, onde a biodiversidade  anda a par com a geodiversidade da região.
 Os alunos foram ainda embebidos com a riqueza de aspetos ligados ao património imaterial das gentes do Barroso.  
Um agradecimento especial à Dr.ª Luísa Queirós pela simpatia e disponibilidade com que nos recebeu. 
                                          A professora Sílvia Martins e os alunos do 11.ª B

 

Corta Mato Escolar 2018-2019

Cumprindo mais uma vez a sua missão de formação integral dos seus alunos, a escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre promoveu no dia 12 de dezembro o seu CORTA MATO ESCOLAR. Esta atividade desportiva decorreu durante a manhã, no parque do rio Cávado e teve uma grande adesão principalmente por parte dos alunos mais novos. Foi uma manhã diferente, onde todos participantes puderam mostrar a sua forma física e praticar desporto. A organização ficou a cabo dos professores de Educação Física.
Agradecemos ainda a colaboração da associação de estudantes, da turma do 10ºB e dos Bombeiros de Montalegre.

1  2 
 3  4

Mais artigos...

  1. Direitos Humanos 2018