Atividades e Projetos

Olímpíadas Portuguesas de Biologia Sénior

Como tem vindo a acontecer nestes últimos anos, mais uma vez, dia 16 de janeiro,  alunos do 11º e 12º anos do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, participaram na 1.ª Eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior. É sempre positiva a participação dos nossos alunos neste tipo de iniciativas.
A docente responsável: Isabel Barros

Auto da Barca no Inferno em cena no Agrupamento

"No passado dia 15 o Teatro veio à escola com peça Auto da Barca do Inferno, representado pela companhia de teateo Filandorra - Teatro do Nordeste. Esta atividade foi enquadrada no Programa de 9* ano, pelo que foram estas turmas as destinatárias da mesma. A peça foi dinamizada nas escolas Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e Básica e Secundária do Baixo Barroso.Uma atividade a replicar no futuro, atendendo-se ao feedback e às reações dos alunos envolvidos."

Amnistia Internacional no Agrupamento

Em celebração dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tivemos connosco a Amnistia Internacional – Núcleo de Chaves, uma organização não governamental, cujo objetivo é mobilizar esforços para acabar com abusos contra os Direitos Humanos e exigir justiça para todas as pessoas que diariamente vêem os seus direitos serem desrespeitados e violados.
O Agrupamento agradece aos representantes da Amnistia Internacional - Núcleo de Chaves, o facto de terem partilhado o testemunho do seu trabalho na identificação de situações de violação dos Direitos Humanos e da sua forma de atuação para as denunciar e prevenir, nos vários países do Mundo e também em Portugal, e assim sensibilizar a comunidade educativa neste sentido.
Esta atividade realizou-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no dia 11 de dezembro, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e no dia 12 de dezembro, na sala de convívio da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.

Corta Mato Escolar 2018-2019

Cumprindo mais uma vez a sua missão de formação integral dos seus alunos, a escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre promoveu no dia 12 de dezembro o seu CORTA MATO ESCOLAR. Esta atividade desportiva decorreu durante a manhã, no parque do rio Cávado e teve uma grande adesão principalmente por parte dos alunos mais novos. Foi uma manhã diferente, onde todos participantes puderam mostrar a sua forma física e praticar desporto. A organização ficou a cabo dos professores de Educação Física.
Agradecemos ainda a colaboração da associação de estudantes, da turma do 10ºB e dos Bombeiros de Montalegre.

1  2 
 3  4

Direitos Humanos 2018

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz assinalou o 70º Aniversário da Declaração Internacional dos Direitos Humanos com uma série de atividades, das quais se destacam o visionamento de um pequeno filme sobre a temática em todas as turmas e a afixação de cartazes com os principais direitos pelo recinto da escola. A comemoração desta data fulcral para a humanidade culminou com uma palestra promovida pelo Grupo Local de Chaves da Amnistia Internacional.

Maquetes sobre a Biosfera

Moldura 4

Literacia Financeira

Moldura 22 outubro 001

Comemoração do Dia Mundial do não Fumador 2018

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), dia 19 de novembro, no auditório da escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, decorreu uma palestra ligada ao tabagismo, direcionada a alunos do ensino secundário e PIEF.

É sempre uma enorme satisfação poder contribuir para que os nossos alunos sejam alunos informados e desta forma possam fazer escolhas de forma mais consciente.

Um agradecimento especial a todos os intervenientes.

A Terra Treme

No dia 5 de novembro será realizado em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico

A TERRA TREME, às 11 horas e 5 minutos, com a duração de 1 minuto.

A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a comunidade escolar para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.
Esta atividade tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.

 

Celebração S. Martinho 2018-2019

Com os objetivos de fomentar o clima de cooperação, confiança e responsabilidade, entre os diversos membros da comunidade educativa; reforçar o trabalho colaborativo; contribuir para a formação integral da personalidade dos jovens; organizar celebrações que incluam pessoal docente e não docente do Agrupamento, celebrou-se o S. Martinho em todas as escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz.

 

Halloween 2018-2019

Dia 31 de outubro (quarta-feira), realizou-se a atividade “Halloween”, nas escolas do nosso Agrupamento, com a participação e empenho de todos os professores e alunos.

Origem do Halloween

A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, visto ser praticada há mais de 3 mil anos. Surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro. Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefactos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eram queimados na fogueira. Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio. Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos. A tradição do Halloween foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.

História do Halloween nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso.

As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.). Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro.

Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos. Além dos Estados Unidos, a festa foi difundida por diversos países do mundo, tendo forte tradição no Canadá e no Reino Unido.

A comemoração do “Halloween” visa desenvolver a “cultura awareness” nos alunos (descoberta e consciencialização de padrões culturais dos países de cultura alvo – Reino Unido e Estados Unidos da América – nos seus diferentes modos de pensar, sentir, agir e criar. As atividades desenvolvidas têm como principais objetivos: a compreensão de diversas diferenças culturais entre os países anglófonos e Portugal e a promoção de respeito por diferentes culturas e por determinados valores que são universais.

Assim sendo, e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, esta atividade foi dinamizada da seguinte forma:

-Leitura de textos alusivos;

-Desenhos, cartazes e outras atividades sobre o “Halloween”; realizadas dentro da sala de aula, na disciplina de inglês;

-Decoração dos espaços;

-Concurso de abóboras.

As docentes de inglês do Agrupamento de escolas agradecem a colaboração de todos.

 

Festival de Teatro

Moldura 30 outubro 001

S. Martinho 2018-2019

S. Martinho net

Dia Internacional da Bibliotecas Escolares 2018

2ª Moldura 22 outubro 001

Concurso Fotografia Criativa

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES ) e associado à comemoração do "Dia Mundial da Alimentação", alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz produziram os trabalhos que a seguir se apresentam no seguinte vídeo.
Um muito obrigada a todos os participantes,
A Coordenadora do PES: Sílvia Alves Martins

Mais artigos...

  1. Concurso Media@ção