Jogo do 24
A atividade “Jogo do 24” foi mais uma vez programada, pelo facto de ter um papel muito importante no desenvolvimento do cálculo mental em alunos do primeiro e segundo ciclos. Numa primeira fase, foram transmitidas as regras do jogo, as quais devem ser rigorosamente cumpridas por todos os jogadores, tarefa que não oferece qualquer dificuldade, talvez pelo prazer que o jogo lhes proporciona. A segunda fase do jogo consiste em trabalhar nas turmas o jogo, pois enquanto todos os alunos, independentemente das suas dificuldades em Matemática, se divertem a jogar, põem em prática todas as suas regras e desenvolvem o seu cálculo mental, tarefa, desta forma mais facilitada, principalmente para os alunos que ainda veem a Matemática de forma menos positiva. Esta fase é muito importante, pois engloba todos os alunos que constituem o público-alvo, envolvendo alunos do primeiro ciclo (4.º ano) e do segundo ciclo, os quais se envolvem na mesma atividade, numa articulação que também contribui para a futura integração nas mesmas instalações escolares. Claro que a motivação é importante e por isso surge a terceira fase, onde está presente a competição e onde os melhores jogadores de cada turma do primeiro e segundo ciclos se defrontam para apurar os melhores jogadores do “Jogo do 24” em cada ciclo e escola do Agrupamento. O Campeonato Interturmas do “Jogo do 24” decorreu no dia treze de junho, num momento em que os alunos do quarto ano de escolaridade, do Centro Escolar, estiveram presentes na escola sede do Agrupamento e assistiram com muita satisfação ao referido evento. Esta atividade visou também desenvolver nos alunos o gosto pela disciplina de Matemática.
As professoras de Matemática