Vermelhinho – O Coração Que Se Abriu (Dia Mundial da Saúde Mental)
Os alunos do 1.º Ciclo do Centro Escolar de Montalegre, Escola Básica de Salto e Escola Básica de Cabril, durante a semana passada, tiveram a visita de um anfitrião importante na comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental: o Vermelhinho.
O Vermelhinho, que partilhou com todos a sua história, abriu o seu coração e com a ajuda do “Pensa-Bem” (cérebro) ajudou os alunos a descobrir o que é que se sente quando “personagens” como a calma, o medo, a raiva, a tristeza e a alegria invadem o nosso dia-a-dia. Foram desmistificadas questões sobre as emoções básicas e como estas são muito importantes para vivermos de forma saudável – física e mentalmente .
No final da atividade, os alunos foram convidados a pensar na emoção que sentiram maioritariamente naquele dia e a colá-la dentro do Vermelhinho.
Como presente, as Psicólogas do Serviço de Psicologia e do Programa de Promoção do Sucesso Escolar do Agrupamento de Escolas deixaram em cada sala de aula/Escola Básica, uma “Caixinha das Emoções”, onde os alunos poderão colocar as suas dúvidas e/ou partilhar sentimentos e pensamentos.
Serviço de Psicologia e Orientação/Programa de Promoção do Sucesso Escolar