
Dia de São Valentim / Saint Valentine’s Day / Saint Valentin
A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.C., em que Marco Aurélio Cláudio (214–270), um Imperador romano, proibiu os casamentos por forma a, assim, recrutar mais soldados para as suas legiões.
Conta-se que um bispo chamado Valentim, por acreditar no amor, continuou a celebrar enlaces matrimoniais dos militares em segredo, desrespeitando, deste modo, o decreto imperial. Quando foi descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. A sua execução, no dia 14 de fevereiro do ano de 269, deu origem ao Dia dos Namorados. Reza a lenda que, antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados “valentines”.
Os docentes do departamento curricular de línguas (português, inglês e francês), em conjunto com as suas turmas e a Associação de Estudantes, desenvolveram várias atividades com os seguintes objetivos: promover a celebração de tradições e festividades das várias culturas; proporcionar momentos para a reflexão sobre diferentes formas de afeto; estreitar os laços de amizade entre os alunos; celebrar o amor e a amizade e incentivar a expressão criativa e emocional dos alunos.
Nas escolas básicas e secundárias do agrupamento, os alunos dos 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário recortaram dois corações em cartolina, de tamanhos diferentes, em que escreveram definições de amor nas três línguas: o maior para ornamentar o polivalente e o mais pequeno para ser oferecido a quem quisessem. Foram, também, feitos “arranjos florais” com corações de várias cores que continham mensagens nas três línguas e que decoraram vários espaços escolares. Foram, ainda, feitas dedicatórias de músicas / declarações de amizade / amor na rádio escolar. Teve lugar, além disto, o “flash mob” “Diz não à violência no namoro”, interpretado pelos alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso (uma surpresa que fizeram aos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz), atividade esta desenvolvida no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. Por fim, foi disponibilizada uma “janela selfie” para, digitalmente, os alunos poderem registar as suas emoções.
O departamento curricular de línguas agradece a todos os alunos e ao pessoal docente e não docente pelo empenho e dedicação demonstrados nas atividades deste dia. Que o espírito de São Valentim continue a inspirar o espírito de companheirismo, amizade e o respeito nas escolas do nosso agrupamento.
O Departamento Curricular de Línguas





