
Representação da peça “Farsa de Inês Pereira”
Na pretérita segunda-feira, 17 de fevereiro, pelas 10h30 (na EB/S dr. Bento da Cruz) e pelas 14h30 (na EB/S de Baixo Barroso), a companhia de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste encenou a peça Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.
A Farsa de Inês Pereira é uma das obras que integra o programa curricular da disciplina de Português do ensino secundário e foi a pensar neste aspeto que a Câmara Municipal de Montalegre propôs à companhia que proporcionasse 60 minutos de espetáculo aos alunos do ensino secundário do agrupamento de escolas Dr. Bento da Cruz.
No entanto, este espetáculo, apesar de respeitar o texto de Gil Vicente e manter a sua crítica social, é uma adaptação da obra original para a atualidade, século XXI. Esta hora de teatro foi preenchida por risadas do público, que se divertiu a assistir à história de Inês Pereira, jovem ambiciosa e casadoira, que, deslumbrada, casa com o escudeiro Brás da Mata. Inês percebe, mais tarde, que “mais quero asno que me leve do que cavalo que me derrube” e, depois de aprender a lição “experiência dá lição”, acaba casada com o ingénuo Pêro Marques.