O Técnico de Vendas e Marketing é o profissional qualificado apto a planear, coordenar e executar as atividades relacionadas com a promoção, comercialização e venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa ou instituição, em colaboração como gestor/diretor de marketing e vendas.

PERFIL PROFISSIONAL
O Técnico de Vendas e Marketing realizará atividades como:
✓ Recolher informação necessária à previsão e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega e cobrança;
✓ Gerir e controlar as atividades de entrega de produtos, custos, as relações com serviços de entrega, reclamação ou serviço ao cliente;
✓ Gerir a informação de e para o cliente, a sua difusão e tradução em eficiência de serviço e satisfação do cliente, bem como a utilização das tecnologias subjacentes às operações comerciais;
✓ Gerir espaços para promover maior número de vendas, assim como processos de venda;
✓ Planear, organizar e controlar as equipas de trabalho e avaliar relatórios sobre as diferentes situações;
✓ Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa;
✓ Orientar o fecho da venda, através da identificação dos sinais de compra e do conhecimento de algumas das técnicas de fecho;
✓ Colaborar na gestão de marketing da organização.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Exercer a sua função em departamento de vendas e/ou marketing integrados em entidades de diversos setores de atividade ou em empresas especializadas de marketing e comunicação.